Tudo porque a concessionária não renovou o contrato com a Caixa Econômica Federal, que permitia que os clientes pagassem as contas de luz em qualquer lotérica. No mês passado, com o lançamento do programa CPFL Total, somente estabelecimentos credenciados passaram a aceitar a quitação.
Em Santos, a empresa tem 19 pontos cadastrados. Mas, devido à enorme quantidade de pessoas que compareceram neste mês para pagar a conta, pelo menos cinco desses locais já pediram à CPFL o descredenciamento e não oferecem mais o serviço.
É o caso de uma loja de produtos de limpeza na Vila Belmiro. Localizado na Rua Carvalho de Mendonça, o estabelecimento atendeu 298 clientes da CPFL em apenas um dia. Agora, um aviso na porta informa que naquele local, não se faz mais pagamento de conta de luz.
Entre os clientes que foram ao local em vão está a técnica de enfermagem Quitéria Lins. Ela mora no Marapé e estava habituada a pagar seu débito na lotérica de um mercado do bairro, a duas quadras de casa. Neste mês, recebeu a fatura e, nela, um comunicado com os três pontos credenciados mais próximos, na Vila Belmiro, Campo Grande e Gonzaga.
Teve de ir aos três: somente o estabelecimento do Gonzaga aceitou o pagamento porque os demais estavam em processo de descredenciamento.
O aposentado João Carlos Ramos, morador do Campo Grande, fez peregrinação parecida para pagar sua conta de luz. Acabou quitando o débito em uma agência do Itaú, após enfrentar 40 minutos de fila.
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