
A Polícia Civil está na região onde foram encontrados os destroços do helicóptero Robinson R-44, matrícula PT–YON, desaparecido desde a tarde de sexta-feira e localizado neste sábado. Um corpo foi encontrado nesta tarde e, segundo o órgão, é de Waldemir Ricardo da Silva Lima, de 31 anos.
A descoberta do corpo foi confirmada em nota oficial no SITE da Força Aérea Brasileira (FAB). O Comando da Aeronáutica informou que não há indícios de outros desaparecidos junto aos destroços
Segundo a FAB, a tripulação do H-34 ficou responsável pelo resgate do corpo, localizado na fazenda Mambu e que será entregue às autoridades policiais. Sob coordenação do Salvaero Curitiba, a operação envolve 15 militares da FAB distribuídos em duas aeronaves, um SC-105 Amazonas e um helicóptero H-34 Super Puma.
A investigação das possíveis causas do acidente será realizada pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa).
Os destroços do helicóptero, que estava desaparecido com piloto e uma pessoa a bordo desde a tarde de sexta-feira, foram localizados por uma equipe da Salvaero, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), por volta das 11 horas deste sábado, na região serrana da Fazenda Jardim Mambu, em Itanhaém.
Soldados da FAB desceram de duas aeronaves, utilizando cordas, e iniciaram as buscas abrindo clareiras na mata cerrada de um trecho próximo ao planalto paulista, neste sábado, partir das 14 horas. Não há notícias de sobreviventes.
O helicóptero, que tem capacidade para transportar três pessoas, decolou às 11h10 de sexta-feira do Clube de Ultraleve de Peruíbe em direção ao Campo de Marte, localizado na zona norte da Capital, com previsão de chegada por volta das 12h10. No final da tarde desse dia, a assessoria de imprensa da Aeronáutica confirmou o desaparecimento da aeronave, que pertence à empresa Brava de Transportes Aéreos.
A FAB iniciou na manhã de sábado uma varredura eletrônica feita pelo Salvaero de Curitiba (PR), órgão do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) 2, tentando contato com o helicóptero. Como não obteve êxito, um avião da Salvaero passou a fazer a busca aérea e localizou o Robinson R44.
Partes da cabine e da cauda também foram vistos pelo capitão PM Alexandre Gallo Rodrigues, da Base de Radiopatrulha Aérea de Praia Grande.
“Vimos primeiro o cone avermelhado da cauda. E logo depois destroços da aeronave”.
O local onde caiu o Robinson R14 fica no trecho serrano da Fazenda Mambu, a cerca de 100 metros do trecho do planalto, na altura da cota 600, e a 20 minutos do local de decolagem, nas proximidades da cidade de Itanhaém. Rodrigues disse que somente as investigações da Aeronáutica vão poder indicar o que causou o acidente.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação (Anac), o helicóptero acidentado estava com a manutenção regularizada e tinha apenas 70 horas de voo. E o piloto seguia a rota previamente traçada com a empresa proprietária da aeronave, o que acabou facilitando as buscas.
A área onde o helicóptero caiu estaria, segundo a Polícia Militar, dentro do trecho serrano da Fazenda Jardim Mambu, mais próximo ao paredão da Serra do Mar. A fazenda, com sede em Itanhaém, tem 2,4 milhões de metros quadrados e faz divisa com os municípios de Parelheiros e Embu Guaçú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário