quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Mortes por leptospirose na região representanm 25% dos casos em 2010

Alerta



A Baixada Santista foi o local do Estado que registrou a maior taxa de letalidade por leptospirose no ano passado. Das 39 pessoas que contraíram a doença em 2010, dez morreram, ou seja, 25,64% do total.

A região seria bicampeã nessa modalidade, caso isso fosse um campeonato.
Em 2009, a Baixada teve o indicador mais alto de São Paulo (19,05%). Dos 42 infectados pela enfermidade, oito vieram a óbito.

Os dados citados acima são do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde.

>> Para você, o alto índice está relacionado aos problemas de drenagem da região? Vote na enquete
Causada pela bactéria Leptospira encontrada na urina de roedores (ratazanas, ratos e camundongos), a enfermidade é transmitida ao homem por meio do contato com a água ou a lama das enchentes.

Por esse motivo, a população deve estar em alerta durante o verão, quando a ocorrência de pancadas de chuva e, consequentemente, de alagamentos é maior.

Embora muitos não saibam, animais, como cachorro, boi, cavalo e porcos, também eliminam a bactéria pela urina e contaminam o meio ambiente.

Caso em Guarujá
Em Guarujá, o office boy Marcelo Santos Souza, de 16 anos, está internado na
Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Amaro (HSA) desde a última terça-feira com suspeita da doença.

O exame de Marcelo foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), mas seu caso já é dado praticamente como certo, pois ele apresentou uma característica muito peculiar da doença: icterícia (amarelamento da pele). O problema é que, para chegar de fato à internação hospitalar, ele levou quase uma semana indo diariamente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) conhecida como PAM Rodoviária.

Neste período o quadro de saúde de Marcelo ia se agravando a cada dia, a ponto do funcionamento dos rins e fígado parar.

Os sintomas iniciais eram febre, enjoo, diarreia e uma dor forte no corpo, especialmente na panturrilha.  Mas somente na segunda-feira é que finalmente veio a suspeita de leptospirose.

Segundo a assessoria de imprensa do HSA, o rapaz está consciente e estável, mas continua na UTI. O exame leva entre 25 e 30 dias para apresentar resultado.

Suspeitas
O número de casos vem aumentando em Guarujá. Em 2009 foram feitas nove notificações, com um caso confirmado, que evoluiu para óbito. Já no ano passado foram 48 suspeitos, com oito confirmações e três mortes. Este ano há três casos suspeitos, ainda aguardando resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário