segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Santos tem 16 mil CNHs suspensas

De janeiro ao início de novembro, 16.391 motoristas perderam suas carteiras de habilitação


A cidade de Santos, litoral de São Paulo,  tem quase quatro vezes mais carteiras de habilitações suspensas em relação às emitidas. As CNHs que foram retidas, seja por terem ultrapassado os 20 pontos, ou por infrações gravíssimas, que são automaticamente suspensas, foram de 16.391, no período de janeiro a início deste mês. Já as emitidas até setembro foram 3.381, segundo dados do Detran.

Para a especialista em trânsito Patrícia Bertozzi, professora da Unimonte, são três os motivos para números tão discrepantes. “Primeiro, há as indústrias das multas, que é real. Em segundo há pouca fiscalização, muitos condutores conseguem driblar o fato de estarem com a carteira suspensa, e por último porque muitas pessoas passam pontos para terceiros.”

Em vez de ações punitivas, com o envio de multas, Patrícia explica que seria mais produtivo investir em campanhas educativas, que deveriam ser realizadas também para motoristas e não somente para pedestres.

“Deveria existir mais efetivos, tanto da polícia rodoviária quanto da companhia de engenharia de tráfego para um maior controle.”

Motocicletas

Nas cidades de Praia Grande e Guarujá a diferença é menor entre as cassadas e emitidas. No primeiro município são 6.152 carteiras suspensas e 2.580 expedidas. No Guarujá são 5.641 cassadas contra 2.834  novas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário