Uma mulher entrou para a história do Porto de Santos nesta quinta-feira. Hoje foi o primeiro dia de trabalho de Fernanda Letícia da Silva, de 26 anos, responsável por manobrar navios na entrada e saída do cais santista. Depois de um período de estágio, quando ainda exercia a função ao lado de outro profissional, ela finalmente assumiu sozinha o comando de uma embarcação com milhões de toneladas.
Em um ano, segundo Fernanda, foram realizadas 700 manobras, sendo 100 acompanhadas e outras 600 executadas sob a supervisão de um prático. A jovem é a primeira mulher no Porto de Santos e a segunda no País a engressar na profissão.
“A maior dificuldade e o maior desafio da nossa profissão é sempre que a gente vai fazer uma manobra, ter em mente como está o vento, a corrente. E mesmo que eu volte daqui uma hora para fazer essa mesma manobra, todas essas coisas estarão diferentes”, conta.
A jovem vai trabalhar 2 dias e folgar 6. Uma média de 8 manobras por turno. O salário uma média de R$ 15 mil.
Além de Fernanda, outros nove práticos começaram a trabalhar no Porto de Santos nesta quinta-feira. Todos eles foram aprovados no concurso realizado pela Marinha em 2009 e completaram um ano de estágio.
Com o reforço à equipe, o complexo santista passa a contar com 40 práticos - profissional responsável por orientar a condução de navios na área do complexo portuário. Segundo a praticagem, outros onze candidatos foram aprovados no processo seletivo da Marinha e deverão iniciar o estágio de praticante de prático na região assim que a Autoridade Marítima autorizar.
O que você procura?
Página Inicial
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Jovem assume comando de embarcação após 1 ano de estágio
Porto Mar
A média salarial de um prático, responsável por orientar a condução de navios, é de R$ 15 mil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário