terça-feira, 6 de abril de 2010

Número de ocorrências em Santos chega a 65, diz Defesa Civil

Créditos: Luiz Fernando Menezes

Já chegam a 65 o número de ocorrências registradas em Santos, entre a madrugada de segunda-feira e o final da tarde desta terça-feira. As informações são da Defesa Civil. Os atendimentos envolvem queda de árvores, deslizamentos de terra nos morros, entupimento de drenagem e infiltrações. De acordo com o engenheiro da Defesa Civil, Luiz Marcos Albino, nenhuma das ocorrências deixou vítimas ou desabrigados.

Albino alerta para a quantidade de chuva registradas nas últimas 72 horas (medição feita até às 15 horas desta terça-feira). Na Cidade, o índice pluviométrico acumulado é de 294 milímetros, número considerado bem acima da média. Segundo ele, o solo está muito encharcado e aumenta o risco de deslizamentos. A quantidade de chuva registrada em apenas três dias, de acordo com o engenheiro, equivale a quase dois meses de chuva diariamente.

”A quantidade de chuva que está caindo na região é um fenômeno atípico e a água é um fenômeno facilitador do escorrimento natural. Por isso, todos os morros permanecem em estado de atenção”.

No Morro do Pacheco, na Praça Lions, dez imóveis permanecem interditados. Por volta das 3h40 de segunda-feira, parte da encosta cedeu e atingiu os fundos do conjunto, localizado entre os números 150 e 157, no Valongo. Cinco famílias (25 pessoas) precisaram deixar as moradias.

No Morro da Penha, houve deslizamento de terra e vegetação, na Rua 1, mas sem
muitos danos materiais. O escorregamento teve consequência até a Rua 13, localizada abaixo da Rua 1, e algumas residências foram atingidas pela lama, mas não houve vítimas ou necessidade de remoção de famílias.

A chuva também provocou o desmonte hidráulico de uma escada d’água existente no Morro do Fontana, na Rua Nossa Senhora do Monte Serrat. A ocorrência resultou num deslizamento de terra que atingiu a Rua São Caetano e na obstrução das caixas de drenagem.

No Morro Nova Cintra, de acordo com Albino, a queda de duas árvores na interligação com a Zona Noroeste, bloqueou o trânsito nesta tarde. A fim de evitar transtornos para quem utiliza a via de acesso, o local que estava interditado, foi liberado rapidamente pela Defesa Civil. As ocorrências foram atendidas às 13 e 17 horas. Não houve feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário