A nova unidade da Fundação Casa foi inaugurada na tarde desta quinta-feira pelo secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Ricardo Dias Leme, e a presidente da Fundação, Berenice Giannella. A nova unidade terá capacidade máxima para 56 jovens (40 em internação e 16 em internação provisória).
Atualmente, a Baixada Santista tem 367 jovens cumprindo ações socioeducativas em unidades da Fundação Casa. A unidade em Mongaguá vai aumentar a capacidade de internações na região de 280 para 336, mas o número ainda é insuficiente. Para manter todos os jovens infratores em unidades da região ainda faltam 31 vagas.
De acordo com o secretário Dias Leme, a Baixada Santista vai ganhar novas unidades até 2011. "Além de Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém, vamos ter unidades em Praia Grande. Com isso, o problema deve ser sensivelmente reduzido".
Em Praia Grande, as duas unidades da Fundação Casa estão sendo construídas no Jardim Esmeralda e devem ficar prontas até novembro. Em Santos, o secretário garante que o lugar já foi definido. "O local está em processo de desocupação e depois será feita a licitação para a construção de mais uma unidade, provavelmente na Área Continental", garantiu Leme. A inauguração da unidade em Santos deve ocorrer até o final de 2011.
Em Mongaguá, a nova unidade conta com três pavimentos. No primeiro, há salas de educação, um refeitório e consultórios médico e odontológico. No segundo piso ficam os quartos dos jovens. O terceiro pavimento conta com uma quadra poliesportiva e espaços para a visita de familiares.
“Nestas unidades pequenas, uma outra vantagem é o atendimento individualizado que eles recebem. É um fator muito importante para recuperação dos jovens”, destaca Berenice Gianella, presidente da Fundação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário