Praia Grande inicia no próximo sábado as atividades para a Semana Nacional de Trânsito, campanha do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O objetivo é orientar condutores e pedestres sobre ações que proporcionam maior segurança no tráfego. Desenvolvidas pela Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp), as atividades vão até 25 de setembro.
Na Cidade foram instaladas, em diversos pontos, 10 faixas que incentivam o uso do cinto de segurança e das cadeirinhas nos veículos. Também foram distribuídos folhetos educativos, orientando sobre a utilização correta das cadeirinhas para o transporte de crianças, conforme a lei que torna obrigatório o uso do dispositivo.
Para a Semana Nacional de Trânsito, a Setransp desenvolveu o projeto Operação Escola, que distribuirá nas unidades escolares da Cidade 50 mil folders educativos com regras de segurança no trânsito, além de 10 mil revistas com a história “Chapeuzinho e o Lobo no Trânsito”, baseada em peça infantil apresentada nos anos de 2008 e 2009.
A partir de segunda-feira, a Polícia Rodoviária instalará na área de eventos uma minirrodovia para as crianças aprenderem na prática sobre a legislação de trânsito ao circularem pelo circuito pedagógico em bicicletas ou triciclos. Durante o percurso são orientados a respeitar a sinalização e os pedestres.
A Polícia Militar também intensificará o policiamento nos arredores de escolas. “Será realizada a operação Direção Segura com o uso do etilômetro (bafômetro), onde orientaremos pais e estudantes sobre o embarque e desembarque seguro dos alunos e demais irregularidades. Sabemos que grande parte dos acidentes com crianças ocorre por negligência ou omissão dos pais, por isso atividades como esta são tão importantes”, explicou o capitão PM Rogério Barboza Lacalentola, comandante da 2ª Companhia do 45º BPMI.
No dia 23, às 20 horas, ainda em comemoração a Semana Nacional de Trânsito, será anunciado no Palácio das Artes os vencedores do 1º Concurso de Vídeo Escolar Amador de Praia Grande, organizado pelo Núcleo de Prevenção às Violências (NUPVIDA) da Sesap, que teve como tema “A influência do uso de álcool e drogas na segurança do trânsito”.
Segundo a chefe da Seção de Educação e Segurança no Trânsito da Setransp, Elaine Fornazieri, a preocupação da Prefeitura é com a vida humana. “Regras como o uso obrigatório do cinto e cadeirinhas não interferem nas condições do trânsito, mas sim na segurança das pessoas, pois no caso de um acidente a severidade será bem menor”, explicou.
Seria bom também a prefeitura cuidar de suas ruas para evitar acidentes, no cruzamento da rua Monte Castelo com a rua Pedro Álvares Cabral existe um afundamento de pista deixando exposto um tampão de bueiro que pega os motoristas de surpresa provocando acidentes.
ResponderExcluir