Creches e escolas
A catapora está fazendo mais vítimas este ano, segundo a Secretaria de Saúde Santos. De junho até setembro, foram registrados 39 surtos em creches e escolas de educação infantil públicas e particulares. Apesar de ser comum na infância e de ter caráter benigno, a catapora, também chamada de varicela, merece atenção especial por ser altamente contagiosa e apresentar risco potencial de complicação.
Embora a vacina contra a doença não faça parte do calendário básico de vacinação infantil do Ministério da Saúde, ela é aplicada pela rede pública sempre que um caso surge numa creche ou unidade de educação infantil. “A gente faz o bloqueio nas demais crianças da sala para evitar que a doença se espalhe”, explica a enfermeira da Seviep Vera Lúcia Francisca dos Santos, lembrando que a vacina é aplicada dos 9 meses de idade até os 5 anos, 11 meses e 29 dias.
Só este ano, de janeiro a agosto, foram fornecidas 1.422 doses da vacina, diz a enfermeira. Por isso, é importante que a direção das unidades de ensino fique atenta à ocorrência de casos, informando a unidade básica de saúde do bairro ou a Seção de Vigilância Epidemiológica do município.
O que é
A catapora é uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus varicela-zoster, e caracterizada por febre e pequenas bolhas que se disseminam pelo corpo. A transmissão se dá de pessoa a pessoa, por contato direto com as lesões da pele ou pela disseminação aérea de partículas virais. As crianças contaminadas devem permanecer em casa por sete dias, período em que as feridas cicatrizam e já não há mais o risco de transmissão.
Para evitar infecções na pele, por causa da coceira, corte e limpe bem as unhas das crianças. Outro cuidado é com a hidratação, oferecendo muito líquido e alimentos leves. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3201-5000, ramal 5667 ou 5647.
Nenhum comentário:
Postar um comentário