Dica de turismo
Charmoso e elegante ele nunca sai dos trilhos. A não ser que precise de um checkup. O bonde turístico, que há dez anos leva pessoas de todas as idades para conhecer os pontos históricos de Santos é, sem dúvida, um passeio único. Além dessas peculiaridades, um toque especial encanta ainda mais as viagens aos domingos, quando o passeio ganha uma trilha sonora, a cada final de semana embalado por um ritmo diferente .
A atração extra faz parte do projeto Música no Bonde, que desde o ano passado anima as viagens pelo Centro Histórico. O roteiro inclui 40 pontos de visitação como a Bolsa do Café, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o prédio da Alfândega, além de outros espaços de interesse cultural e turístico. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET), o bonde já transportou 974.882 passageiros.
Dados computados até a última terça-feira. Os passeios podem ser feitos de terça a domingo, das 11 às 17 horas, ao custo de R$ 5,00, com gratuidade para menores de cinco anos. Já os estudantes e os maiores de 60 anos pagam metade do valor. O equipamento turístico faz cerca de 18 viagens completas por dia, atendendo em média 100 passageiros por hora.
Quem quiser agendar as viagens em grupo também pode fazê-lo pelo telefone, 3201-8000. Devido à grande procura pelo agradável passeio nesta época do ano, o embarque está sendo realizado a cada 20 minutos, com saídas da Praça Mauá. Atualmente, três bondes se revezam no transporte dos turistas, além do reboque, que pode ser acoplado aos outros veículos. Ao todo, a frota conta com cinco modelos de bonde, sendo um aberto (manutenção), um fechado, dois portugueses e um italiano. Destes, o bonde aberto está fora de operação, pois passa por reforma.
A atração extra faz parte do projeto Música no Bonde, que desde o ano passado anima as viagens pelo Centro Histórico. O roteiro inclui 40 pontos de visitação como a Bolsa do Café, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o prédio da Alfândega, além de outros espaços de interesse cultural e turístico. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET), o bonde já transportou 974.882 passageiros.
Dados computados até a última terça-feira. Os passeios podem ser feitos de terça a domingo, das 11 às 17 horas, ao custo de R$ 5,00, com gratuidade para menores de cinco anos. Já os estudantes e os maiores de 60 anos pagam metade do valor. O equipamento turístico faz cerca de 18 viagens completas por dia, atendendo em média 100 passageiros por hora.
Quem quiser agendar as viagens em grupo também pode fazê-lo pelo telefone, 3201-8000. Devido à grande procura pelo agradável passeio nesta época do ano, o embarque está sendo realizado a cada 20 minutos, com saídas da Praça Mauá. Atualmente, três bondes se revezam no transporte dos turistas, além do reboque, que pode ser acoplado aos outros veículos. Ao todo, a frota conta com cinco modelos de bonde, sendo um aberto (manutenção), um fechado, dois portugueses e um italiano. Destes, o bonde aberto está fora de operação, pois passa por reforma.
Ampliada
A linha turística foi inaugura- da em 2000 e teve sua frota e percurso ampliados devido ao grande interesse que desperta. Com isso, novos veículos foram adquiridos, doados e restaurados. Os últimos vieram de Portugal e da Itália, para compor o novo trajeto que passou de 1,7 km, para os atuais 5 km de extensão. Horário: de terça a domingo, das 11 às 17 horas, com saídas da Praça Mauá. Preço: R$ 5,00. Agendamentos pelo telefone 3201-8000.
Tipos de bondes:
Bonde Aberto Primeiro veículo a entrar em operação na linha turística, em 23 de setembro de 2000. Trata-se de um modelo escocês, que atualmente está em manutenção.
Bonde Fechado
Pertence à antiga frota santista de bondes. O modelo escocês rodou na década de 50 e entrou em operação na Cidade no dia 21 de janeiro de 2002.
Pertence à antiga frota santista de bondes. O modelo escocês rodou na década de 50 e entrou em operação na Cidade no dia 21 de janeiro de 2002.
Bonde Português (193) Vindo da cidade de Porto em Portugal, o veículo faz parte da linha turística desde 24 de janeiro de 2006.
Bonde Português (224) Também vindo da cidade de Porto, o modelo que passou por adaptações e começou a operar em 23 de setembro de 2008.
Bonde Italiano Recém chegado à família dos bondes santistas, o italiano entrou em operação em setembro do ano passado. Vindo de Turim, na Itália, passou por quase um ano de restauração.
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