quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Temporada muda o perfil do trânsito

Trânsito em Santos


Créditos: Vanessa Rodrigues
Ao contrário do que ocorre nas vias que concentram escolas, as avenidas da orla ficam carregadas

Mais veículos, menos congestionamento. É possível? Em algumas ruas de Santos, durante a temporada, a resposta é sim. E tem uma explicação: neste período do ano, o índice de carros circulando pode até não cair em comparação com outros meses, mas o trânsito fica bem diluído. E o efeito é direto: menos impacto nos horários de pico. A mudança de perfil do trânsito é observada principalmente em alguns trechos que costumam ser mais movimentados fora da temporada, como as avenidas Conselheiro Nébias e Ana Costa e a Rua Senador Feijó, que concentram diversas instituições de ensino.


>>>O que mais estressa você no trânsito? Vote na enquete

Assim, graças ao período de recesso das escolas e universidades, o motorista enfrenta menos dificuldade para trafegar no entorno das instituições. Essa melhoria é percebida até mesmo nos horários de pico, sobretudo no período da tarde, entre 17 e 20horas. Se o trânsito flui melhor em alguns trechos da Cidade onde há instituições de ensino, o mesmo não se pode dizer na orla da praia, Gonzaga, centros comerciais e nas proximidades dos pontos turísticos. É para lá que vai a maioria dos carros dos veranistas.

Nesta época do ano, a quantidade de veículos salta de 100 mil para 200 mil. "Apesar do volume da frota circulante diariamente, o índice de lentidão não apresenta mudanças. Mas, realmente, em outros trechos o congestionamento diminui nos em horários de pico, principalmente perto de estabelecimentos de ensino", constata Ivson Teixeira da Rocha, diretor técnico-operacional da Companhia de Engenharia de Trânsito(CETSantos).

Ele acrescenta:" Se antes o trânsito ficava concentrado entre residência-trabalho ou residência-escola, agora fica mais diluído, porque o  motorista muda o destino da viagem". Com boa parte da frota circulando pela orla, a CET decidiu implementar em dezembro a Operação Verão, para dar mais mobilidade ao trânsito.

Por dia, 10 homens, em carros, bicicletas ou em pontos fixos, monitoram o trânsito da Ponta da Praia até a divisa com São Vicente. Segundo Rocha, além do trabalho de fiscalização, eles prestam informações aos motoristas. Embora não cite dados, Rocha diz que a infração mais cometida na orla da praia é estacionamento irregular."Eles acabam ignorando as placas e são autuados por essa infração".

Apesar de ser um período bom para ganhar mais dinheiro, o taxista Luiz Takushi, de 76 anos, não vê a hora de a temporada terminar. O que o senhor diz para o cliente não se irritar quando vê o trânsito parado na orla da praia? "Não falo nada. Ele nem pode reclamar porque está observando a situação. E não é culpa nossa (taxistas)".


Serviço

Para comunicação de emergências e informações gerais sobre o trânsito, a empresa tem o telefone 0800.7719194, que recebe ligações gratuitas durante as 24 horas do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário