A fachada do local já está sendo recuperada por uma equipe especializada. Os tijolos danificados pela ação do tempo estão sendo retirados e substituídos por novos. Os originais, que estão em bom estado, estão sendo mantidos, já que se trata de um conjunto tombado. Os serviços também incluem limpeza e aplicação de silicone para proteção.
Assim como os tijolos, as antigas janelas de ferro também estão sendo recuperadas. Ainda no bloco cultural está em construção a estrutura da sala de dança. O telhado também recebeu uma manta de subcobertura contra infiltrações.
"A parte de restauro é sempre a mais complexa, exigindo equipe especializada", afirmou o arquiteto Aguinaldo Secco Júnior, da Seplan (Secretaria de Planejamento). A fachada das casas contíguas na Rangel Pestana passará por processo de recuperação para tornarem-se sede de oficinas e cursos do Cais Vila Mathias.
Coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), as obras do Cais Vila Mathias seguem ainda com a construção do bloco para atividades da Seduc (Secretaria de Educação) e reforma do setor administrativo. Os trabalhos devem terminar ainda neste ano.
Centro de atividades educacionais
O Cais Vila Mathias, ao qual está integrada a Arena Santos, servirá como um centro de atividades educacionais, culturais e esportivas para alunos da rede municipal de ensino e comunidade, a exemplo do Cais Colégio Santista, o primeiro inaugurado pela prefeitura, em 2010.
O conjunto arquitetônico da Rangel Pestana foi comprado pelo município em 2008, já com o intuito de construir no local o segundo Centro de Atividades Integradas da Cidade. O valor de investimento na obra é de R$ 5.265 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário