quarta-feira, 14 de março de 2012

Casos de dengue em Santos caem 41% no primeiro bimestre


O número de casos de dengue em Santos caiu 41% no primeiro bimestre deste ano. Em janeiro e fevereiro últimos, foram confirmados 10 casos da doença, contra 17 ocorrências nos mesmos dois meses de 2011. Na região, neste mesmo período foram registrados 22 casos nos dois primeiros meses do ano, contra 93 registrados no ano passado. 

Em Santos, do total de casos diagnosticados neste mês, três ocorreram no São Manoel, na Zona Noroeste. O bairro foi o único a apresentar mais de um caso da doença em 2012. Para sanar este problema, a Secretaria de Saúde iniciou o trabalho de bloqueio de casos, que envolve cerca de 900 imóveis, dos 1.500 existentes no bairro. 

Créditos: Divulgação/PMS
O bairro, localizado na Zona Noroeste, foi o único a registrar mais de um
 caso da doença em 2012

Em janeiro, Santos implantou o Sistema de Monitoramento de Dengue, que verifica se o mosquito capturado está infectado com vírus da doença e qual o sorotipo (1,2,3 ou 4). As seis armadilhas desse sistema instaladas no bairro São Manoel obtiveram resultado positivo para o vírus da dengue. Em função desse problema, foi reforçada a equipe de vistoria de casas. 

Segundo o chefe da Seção de Controle de Vetores, da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), Marcelo Brenna, há indicadores da presença do mosquito em toda a cidade. “Para que não ocorra novamente um surto, é necessário que as pessoas continuem fazendo as prevenções necessárias, como continuar atento aos criadouros em vasos de planta, obras, caixas d`água, entre outros locais”, enumera Brenna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário