sábado, 7 de agosto de 2010

Poluição em Cubatão: fator determinante para contaminação da população


Créditos: Raimundo Rosa
Metais tóxicos e compostos organoclorados, oriundos do polo industrial de Cubatão, ainda estão presentes em poeira, solo e água, bem como no sangue de moradores de determinadas regiões de Cubatão, Vicente de Carvalho, em Guarujá, Área Continental de São Vicente e até em Bertioga, local teoricamente seguro, porque não foram ali depositados poluentes irregularmente, no passado.

O Estudo Epidemiológico na População Residente na Baixada Santista – Estuário de Santos: Avaliação de Indicadores de Efeito e de Exposição a Contaminantes Ambientais aponta que a exposição a estes resíduos pode ser um fator determinante para a ocorrência de enfermidades, como leucemia, câncer de mama, doenças respiratórias e hipertensão.

O estudo foi coordenado pelo professor do Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental do Programa de Saúde de Pós-Graduação Coletiva da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Alfésio Luís Ferreira Braga.

Foram analisadas quatro regiões contaminadas por atividades industriais e/ou pelo depósito irregular de resíduos em Guarujá, Cubatão e São Vicente – conforme a Cetesb –, além de uma quinta, que não faz parte desse grupo (Bertioga).

Nenhum comentário:

Postar um comentário