A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciou, nesta quarta-feira, que a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos, será a próxima a receber uma faixa exclusiva para ônibus. O sistema deverá entrar em vigor até dezembro e a companhia já estuda a implantação em outras duas vias: Avenida Bernardino de Campos (Canal 2) e Rua João Pessoa.
A novidade já está gerando polêmicas entre motoristas e usuários de transporte coletivo, que acreditam que, ao invés de garantir mais fluidez no trânsito, o novo sistema poderá prejudicar ainda mais o tráfego na Cidade.
A Tribuna On-line quer conhecer sua opinião. Para você, qual seria a melhor alternativa para melhorar o trânsito nas grandes avenidas da Cidade?
Clique aqui e vote na enquete
Ana Costa
Na Cidade, a Avenida Ana Costa foi a primeira a adotar o sistema. Em 22 de junho do ano passado, o acesso ficou restrito no sentido Praia-Centro. E em 21 de setembro, a medida passou a valer no sentido Centro-Praia.
Com a faixa exclusiva para ônibus, o acesso de carros particulares em toda a extensão da via fica proibido em dois horários distintos: das 6 às 16 horas, no sentido Praia-Centro e das 17 às 20 horas, no sentido Centro-Praia. Além do transporte coletivo, táxis com passageiros e veículos escolares também podem utilizar a faixa.
Nesse período, o motorista só pode parar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, acessar a faixa para entrar e sair do estacionamento de prédios e estabelecimentos e convergir à direita ou sair de vias transversais. Sempre usando a sinalização da luz de seta.
A multa para quem trafegar na faixa é de R$ 53,20, além de três pontos na carteira de habilitação. Já para os veículos estacionados, a multa é de R$ 85,13, com quatro pontos na carteira, estando o veículo sujeito à remoção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário